quinta-feira, 3 de junho de 2010

Ortografia


Possivelmente este será o post de "pior gosto" que jamais escrevi, particularmente porque não tenho o hábito de atrair atenções à custa do infortúnio dos outros.

Mas, neste caso, tenho mesmo de abrir uma excepção porque este folheto simplesmente TEM de ser partilhado. Não pelo serviço que será prestado no estabelecimento em questão (que, confesso, desconheço) mas, acima de tudo, pelo ALERTA lançado quanto ao DRAMA ORTOGRÁFICO que se vive em Portugal actualmente.

Os Portugueses escrevem MAL. Mesmo MUITO mal. E o caraças dos sucessivos acordos ortográficos não ajudam. Expliquem-me, por favor, qual é o objectivo de "aproximar" o Português "puro" do Brasileiro, como se tem vindo a fazer?

Porquê eliminar o "p" de "óptimo"?

Porquê eliminar o "c" de "acção"?

Porquê?

Que vantagem se extrai destas medidas?

A sério que adoraria ler uma resposta convicente e articulada acerca deste tópico.

Mas, para já, fiquemo-nos pela apreciação do "Brusching", "Estração", "Junto há Praça..." e, claro, os inevitáveis "em frente á Av. Paris" e "09.00 H ás 13.00 H".

Curiosamente, o autor do folheto escreveu correctamente "09.00 H às 19.00 H", facto raro nos dias que correm. Mas revelou o desconhecimento na matéria ao substituir alguns "à" por "á" e, numa ocasião, por um fabuloso "há", substituição esta que, admito, nunca tinha visto.

Pessoal, já disse muitas vezes e volto a repetir... LEIAM livros e cultivem-se porque não é ASSIM que saímos da crise...

:-(

Deprimidamente vosso,

João

3 comentários:

Élio Ribeiro disse...

Oh sim, um "tuga" a escrever bom português é cada vez mais raro. Mas sabem sempre escrever o nome dos jogadores de futebol mesmo que sejam suecos, não sei como fazem

Mas sim, o acordo ortográfico é daquelas coisas que também me faz confusão. É uma das poucas coisas que nunca irei reconhecer oficialmente, sendo as restantes a independência unilateral do Kosovo, da Ossétia do Sul e as prequelas de Star Wars.

Realmente tenho de acabar a minha nova crónica, ando a adiar isso há umas semanas...

Movie Lover disse...

Boas,

O que eu me ri com o comentário do Élio.
Quanto ao assunto ... é simplesmente uma estupidez simplificar uma coisa tão imperfeita como a escrita.
Por vezes faltam-nos palavras para descrever aquilo que vemos e sentimos e eles tornam ainda mais difícil o processo juntando p.ex: fato e facto na mesma palavra.
Quando eu disser "de fato" já será mais difícil saber se falo em fato (roupa) ou facto.
Que confusão.

Eu vou escrever como aprendi, porque simplificar é estupidificar.

Abraço.

P.S.: Já agora passem no meu novo espaço, exclusivamente dedicado ao cinema
http://vidadosmeusfilmes.blogspot.com/

João Correia disse...

Olá, bom dia, Élio e Bruno.

Obrigado pelos vossos comentários. E parabéns pelo Blog catita, Bruno!

:-)

J.