sábado, 30 de janeiro de 2010

Huxley vs. Orwell


Os apreciadores das obras "Brave New World" e "1984", de Aldous Huxley e George Orwell, respectivamente, vão gostar de conhecer um post que uns rapazes fizeram comparando o mundo actual com as realidades que ambos os autores preconizaram. A resposta é curiosa, mas não deixa de ser assustadora.


Clique aqui para ver o post.


E porque um post meu sem um comentário cinéfilo é como "um jardim sem sol" :-), aqui vai a minha recomendação da hora. Não percam o "Avatar 3D" e "A Estrada"!

2 comentários:

Élio Ribeiro disse...

Sim, está uma categoria. As previsões de ambos que nada, nada têm a ver com o que se verifica actualmente...

É giro, o gajo pegou em imagens do anúncio da apple feito pelo Ridley Scott em 1984. Considerado o melhor anúncio de sempre, recomendo que o vejam no youtube.

João Correia disse...

Obrigado pelo teu comentário, Super Élio, mas não sei se concordo...

Eu diria que o mundo actual aproxima-se de forma vertiginosa (para não dizer "perigosa") da realidade que o Huxley temia...

Vivemos INUNDADOS de informação desnecessária e pateta, mantêm-nos agarrados à televisão com um monte de tretas que não interessam a ninguém, controlam o nosso estilo de vida através de uma utilização muito espertinha da taxa de spread dos empréstimos que fazemos... Enfim, a lista nunca mais acaba...

Basicamente, eu diria que nunca o mundo se aproximou tanto da realidade descrita no Matrix... É como se vivêssemos em camas com um fio enfiado no recto e a sugar-nos a energia... No fundo, é EXACTAMENTE isso que acontece, só que sugam-nos o guito todo impingindo-nos tretas que não precisamos de comprar.

Eu, pela minha parte, RECUSO-ME liminarmente a aderir a esta filosofia carneirista parola. O primeiro passo da minha libertação foi tornar-me empresário e patrão de mim própprio. Raios me partam se vou viver até ao fim dos meus dias com "alguém" a controlar quanto é que ganho e que estilo de vida vou ter! Era só o que me faltava! Esse controlo é MEU, muito obrigado!...

O segundo passo foi nunca DESISTIR de fazer o que gosto, apesar de toda a gente me ter dito, durante anos, que a Biologia Marinha não dava saídas nem rendimentos nenhuns. Pois simplesmente não é verdade. :-)

E o terceiro passo foi aderir ao sistema de marketing multi-nível porque, quer as pessoas aceitem ou não, é o ÚNICO que permite a cidadãos "comuns" FURAREM o tecto que lhes é imposto logo à nascença.

Enfim... Mil perdões pelas deambulações excessivas mas, em resumo, creio que o malvado do Huxley acertou na mosca quando fez as suas previsões.