terça-feira, 27 de julho de 2010

O grande dilema do Aquecimento Global


Há um ano ainda era consultor do Oceanário e coloquei uma notícia, no website, sobre Aquecimento Global e a enorme discussão que rodeia este tema. Podem ler a notícia clicando aqui.


Surge, agora, mais um documentário - desta vez do prestigiado "Channel 4" britânico - que vem lançar novas dúvidas sobre o tema. Podem ver a primeira parte clicando aqui.


Mas é preciso, antes de mais, definir o problema. Note-se que ninguém duvida do facto de que as temperaturas estão, actualmente, mais altas do que há alguns anos. A grande questão é se essa subida foi causada pelo Homem, ou não. Mais especificamente, terá essa subida sido causada pelo excesso de CO2 na atmosfera, ou não.


O Al Gore e respectivos seguidores dizem que sim.


Os "cépticos" dizem que não.


E que devemos nós, seres humanos "normais", dizer?


Honestamente, não faço ideia.


Mas volto a repetir o que escrevi no website do Oceanário há um ano: com tanta abundância de informação "pro" e "contra" Aquecimento Global, prefiro adoptar uma postura cautelosa e adoptar um estilo de vida que minimize as emissões de CO2. Porque imagine-se só o que acontecerá ao nosso Planeta se, de repente, todos assumirmos que o excesso de CO2 não causa problema nenhum e deixarmos de controlar as emissões. Imagine-se que, daqui a uns anos, se prova que o Al Gore tinha razão... Imagine-se que, quando surgir essa prova, seja tarde demais para resolver o problema...

2 comentários:

Anônimo disse...

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PRODUTORES RURAIS

A Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo (FAES), através de seu Conselho de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (COMARH), com o apoio do Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA, está iniciando uma pesquisa (inéditas e em âmbito estadual) voltada ao estudo da percepção ambiental dos produtores rurais. Entre outros objetivos, a pesquisa visa assegurar à FAES informações adicionais para seu programa de conscientização ambiental do segmento dos produtores rurais. É pretensão do NEPA levar (posteriormente) esta importante pesquisa para outros Estados de modo a, progressivamente, ter o cenário da percepção ambiental nacional do segmento O NEPA acaba de concluir na Região da Grande Vitória (ES), pesquisa também inédita para a região, um estudo da percepção ambiental da sociedade frente à problemática (causas, efeitos, prós e contras) das mudanças climáticas.

Roosevelt S. Fernandes, M. Sc.
Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
roosevelt@ebrnet.com.br

Bruno disse...

Exactamente João, também é esse o meu ponto de vista. Ainda à pouco tempo falei com umas colegas minhas sobre esse mesmo assunto e acabei a conversa com um "Mais vale prevenir do que remediar" pq não faz mal nenhum reduzir um pouco as emissões visto que, ainda para mais, a gasolina não anda lá muito barata...

Abraço